quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Como é que se analisa um filme?

Independentemente do género, se é de ação, comédia-romântica, de artes marciais, científica ou terror, um filme pode-se analisar tendo em conta uns certos parâmetros.

Copia a seguinte tabela para o teu caderno:


Quando vês um filme, ou quando lês uma história num livro, tens de ser capaz de identificar o local onde decorre a ação do texto. Pode haver mais do que um local para a ação, por exemplo na cidade, no campo, num apartamento ou, até mesmo, num determinado país ou região. 

O tempo pode ser cronológico, como dias, semanas, meses, séculos, ou psicológico, que é um tempo mais subjectivo e difícil de datar. Pode levar-nos para realidades alternativas, sonhos, etc.

As personagens podem ser principais ou secundárias. Pode haver casos em que existem mais do que uma personagem principal, isto é, duas ou mais figuras de igual protagonismo para a ação. No caso das personagens secundárias pode acontecer o mesmo. Uma história pode contar com várias figuras importantes para a história e temos de ser capazes de identificar a sua relevância.

Numa narrativa visual, como é o caso de um filme, podemos encontrar uma história apenas ou várias histórias em paralelo, as chamadas "metanarrativas", que, de uma forma simplista, é uma história dentro de uma história.

E também deves ter em conta o tema ou os temas fundamentais de um filme. Encontramos de tudo, desde histórias verídicas, de fantástico, sobre justiça social, desporto, crenças religiosas, superação pessoal, superstições (tema típico do género de terror), entre uma quase infinidade de temas. 

Como vês, o mundo do cinema é riquíssimo e é uma arte reconhecida mundialmente. Não é por acaso que lhe chamamos a "Sétima Arte". Para além disso, é um excelente recurso para aprender sobre todas as matérias, como é o caso de uma língua estrangeira.

Agora temos um desafio conjunto. Vamos escolher um filme que todos conheçamos e vamos analisá-lo de acordo com esta tabela. Bom trabalho! 

Sem comentários:

Enviar um comentário